top of page
qeg.jpg

Colonoscopia

O que é?

A colonoscopia é um exame que consiste na introdução de um fino tubo através do ânus, este tubo chamado de colonoscopio tem acoplado a si uma câmera para permitir a visualização da mucosa intestinal, é um exame que avalia a mucosa do intestino grosso até o íleo.

 

Para que serve?

A função da colonoscopia é permitir uma investigação visual bem aprofundada e um diagnóstico detalhado de doenças e problemas no revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado, correspondente ao reto, ao cólon e o íleo terminal, podendo assim garantir o tratamento mais adequado. Pacientes que apresentam sintomas que possam sugerir alterações intestinais, como sangramentos ou diarréia persistente por exemplo, e também para preventivo de câncer de cólon. Durante o exame de colonoscopia também é possível realizar procedimentos como a coleta de biópsia ou mesmo a retirada de pólipos.

 

Contra-indicações

A colonoscopia é contraindicada para pacientes com abdomem agudo perfurativo, diverticulite aguda e obstrução intestinal. Algumas condições fazem com que o exame de colonoscopia seja adiado como, infarto recente do miocárdio, embolia pulmonar recente, gravidez.

 

COMO É REALIZADO

Preparo

Para que o médico consiga realizar a colonoscopia e visualizar as alterações, é necessário que o cólon esteja completamente limpo, ou seja, sem qualquer resíduo de fezes ou alimentos e, para isto, deve ser feito um preparo especial para o exame, que será orientado durante entrevista, agendada previamente, com a equipe de enfermagem.

Idealmente, o preparo é iniciado pelo menos 2 dias antes do exame, quando o paciente inicia uma dieta de fácil digestão, a base de pão, arroz e massas brancas, líquidos, sucos sem polpa da fruta, carne, peixe e ovos cozidos, e iogurte sem frutas ou pedaços, devendo-se evitar leite, frutas, frutos secos, verduras, legumes e cereais.

Nas 24 horas que antecedem o exame, está indicada uma dieta líquida, para que não sejam produzidos resíduos no intestino grosso. Também é recomendado usar laxativos, beber uma solução a base de Manitol, um tipo de açúcar que ajuda na limpeza do intestino.

Além disto, alguns dos medicamentos como AAS, anticoagulantes, Metformina ou insulina poderão ser suspensos antes do exame, de acordo com a recomendação do médico. Também é necessário ir acompanhado ao exame, pois a sedação poderá deixar a pessoa sonolenta, não sendo indicado dirigir ou trabalhar após o exame.

 

O procedimento

O paciente deverá realizar o exame com anestesia e necessitará de um acompanhante maior de 18 anos, capaz.

O paciente deverá ficar deitado de lado, permitindo a passagem do tubo do aparelho de colonoscopia através do ânus para avaliação, durante o exame pequenas quantidades de ar são injetadas dentro do intestino para melhorar a visualização.

Além da análise visual, o médico poderá retirar algum tecido (biópsia) para que seja realizado análise através exame anátomo patológico.

O exame em si dura entre 20 a 40 minutos, após a realização o paciente deve ficar em recuperação por cerca de 2 horas.

 

Cuidados após exame

Se pólipos forem retirados, o médico pode recomendar a não utilização de aspirina e anti-inflamatórios. Ao chegar em casa no dia do exame, você pode começar a se alimentar, com líquidos à vontade e um lanche pequeno. É importante tomar bastante líquido para evitar uma desidratação. Nas primeiras seis horas, deverá ser feita uma dieta mais leve, com alimentos de fácil digestão. Após esse período, se você estiver se sentindo bem, poderá fazer uma dieta normal.

Depois do exame, poderá sentir algum inchaço e cólicas nas primeiras horas. Você terá gases e sentirá vontade de evacuar com frequência. Se for realizado biópsia ou retirado um pólipo, você poderá ter traços de sangue nas fezes. Após o período de evacuação mais frequente, pode ser que você passe vários dias sem evacuar.

© 2024 Clinilife Todos os direitos reservados

bottom of page