
Urodinâmica

O que é?
O estudo urodinâmico é um exame que simula as fases de armazenamento e de esvaziamento da bexiga. Não é um exame doloroso, ele é realizado através da introdução de uma sonda de fino calibre na uretra, lubrificada com gel anestésico, é um procedimento rápido, que provoca apenas leve desconforto. Esse exame permite avaliar diferentes variáveis como a sensibilidade da bexiga, o seu volume de enchimento máximo, as propriedades elásticas, a presença de contrações involuntárias e a sua capacidade para se esvaziar.
Para que serve?
A função da Urodinâmica Completa é investigar as condições funcionais e várias anormalidades do trato urinário inferior, comprometido muitas vezes por condições urológicas ou neurológicas disfuncionais. Pacientes que apresentam sintomas que possam sugerir anormalidades no funcionamento do trato urinário inferior, como: incontinência urinária feminina e masculina, sintomas de miccção como urgência miccional, frequência aumentada, acordar a noite para urinar, jato fraco e dificuldade para urinar.
Contra-indicações
O exame está contraindicado (momentaneamente ou não) quando o paciente se encontra em uma ou mais dessas condições abaixo, exceto quando os benefícios suplantam os riscos ou uma melhor condição não possa ser aguardada ou obtida: Infecção urinária e/ou genital aguda, período menstrual, gravidez.
COMO É REALIZADO
Preparo
Não há preparo para realização do seu exame.
O procedimento
O paciente chega para o exame com vontade de urinar, pois a primeira parte do exame é a fluxometria, momento em que se faz a avaliação do fluxo urinário.
Posteriormente é introduzida uma sonda de fino calibre através da uretra até a bexiga, para a realização da cistometria. Nesta etapa, realiza-se o enchimento lento da bexiga com soro fisiológico, e a análise de vários aspectos do funcionamento do trato urinário inferior na fase de armazenamento.
Por último, depois de terminado o enchimento da bexiga, o paciente urina novamente. Neste momento o fluxo urinário é analisado em conjunto com a medida da pressão no interior da bexiga, o chamado estudo fluxo x pressão.
O exame dura entre 20 a 30 minutos.
Cuidados após exame
Após o exame pode sentir ardência leve ao urinar, que geralmente desaparece nas primeiras 24h. Caso ocorra persistência e piora da ardência após este período ou o surgimento de febre, entre em contato imediatamente com seu médico assistente.
Não é necessário repouso após o exame.